sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Corticeira - Sustentabilidade

Corticeira


Tradição, qualidade e inovação caracterizam algumas empresas transformadoras de produtos de cortiça no mundo, que disponibiliza inúmeros produtos e soluções empregando esta versátil matéria-prima, gerando um volume de negócios de milhões de euros em mais de cem países, contribuindo para conservação e preservação de um habitat único – o montado de sobro.

Simultaneamente as vertentes econômica, social e ambiental dessas atividades – tem determinado a importância crescente do contributo de cada agente, seja empresa seja consumidor, na construção de um mundo melhor. Neste sentido, surge como fator distintivo no consumo responsável a característica ecológica do produto.

As corticeiras além de beneficiar uma dádiva da Natureza – transformam uma matéria-prima natural, extraída ciclicamente das árvores sem as danificar, promovendo a sustentabilidade econômica e social de zonas em risco de desertificação, disponibilizando produtos de elevado valor acrescentado que mantêm as características únicas e intrínsecas à cortiça, num processo de transformação integrado que praticamente não gera desperdício –, tem pautado a sua atividade pela adoção e reforço de práticas de desenvolvimento sustentável

A cortiça é a casca do sobreiro (Quercus Suber L), uma árvore nobre com características muito especiais e que cresce nas regiões mediterrânicas como Espanha, Itália, França, Marrocos, Argélia e, sobretudo, Portugal, onde existem mais de 720 mil hectares de montado de sobro, bem como uma indústria corticeira de grande importância econômica.

É uma árvore espantosa, de grande longevidade e com uma enorme capacidade de regeneração. Consegue viver em média 150 a 200 anos, apesar dos muitos descortiçamentos que lhe fazem ao longo da sua existência: cerca de 16 intercalados por períodos de nove anos.




Este tecido vegetal que o Homem recolhe tão cuidadosamente - a cortiça - possui qualidades únicas, inigualáveis e que até hoje nenhum engenho humano conseguiu imitar ou ultrapassar:

  1. muito leve
  2. impermeável a líquidos e a gases
  3. elástica e compressível
  4. um excelente isolante térmico e acústico
  5. combustão lenta
  6. muito resistente ao atrito

Mas é, acima de tudo, um material cem por cento natural, reciclável e biodegradável, três atributos imprescindíveis numa sociedade como a atual que se deseja cada vez menos poluída e amiga do ambiente.

A riqueza do Montado

“Quem se preocupa com os seus netos, planta um sobreiro”. É este velho mas sábio ditado popular que os pais insistem em transmitir aos seus filhos. As gentes da terra sabem que o seu futuro e o dos seus descendentes passa não só pela exploração da cortiça e o fabrico de rolhas, como pela manutenção da riquíssima biodiversidade ambiental do montado e até do equilíbrio do próprio clima. Além da capacidade de produção de oxigênio, uma característica comum a todas as árvores, o sobreiro possui uma estrutura celular única e muito particular, que o torna capaz de reter o dióxido de carbono, o principal responsável pelo aquecimento global do planeta. Nesta secção encontra informação acerca do Montado, fauna e flora e, também, informação sobre associações ambientalistas portuguesas e estrangeiras que têm contribuído para a preservação do Montado.



Notícia

A maior corticeira do mundo,propriedade do homem mais rico de Portugal,anuncia 193 despedimentos.
Não porque esteja em dificuldades.
Apenas,antevendo a "crise"...
O mercado da rolha tem estado a caír...
Admite-se que os resultados de 2008 sejam ligeiramente inferiores aos de 2007:um resultado líquido de 23,245 milhões de euros!

Referências:
http://pesporra.blogspot.com/2009/02/maior-corticeira-do-mundo.html

http://www.corticeiraamorim.com/cor_sustentabilidade_iniciativas.php

Um comentário:

  1. Oi sou aluna do 7° ano e por mais incrivel que pareça essa matéria me ajudou muito no trabalho de ciências!

    Obrigada e muitos beijos!

    ResponderExcluir