O TRABALHO
As transformações sociais pelas quais passamos nas últimas décadas também desencadearam mudanças nas relações de trabalho. O conceito de competência foi ampliado e hoje ser competente não significa apenas demonstrar o conhecimento técnico exigido pela profissão, mas também ter autonomia para solucionar problemas e disposição para participar ativamente no ambiente de trabalho, tomando decisões e assumindo responsabilidades com base no trabalho em equipe.
Em outras palavras, qualificação esta baseada no conjunto de capacidades técnicas, mas principalmente na capacidade de organizar, coordenar, inovar, agir em situações nem sempre previsíveis, decidir e cooperar com a equipe de trabalho. Essas competências, construídas mediante aprendizagem em situações de trabalho ou não, configuram-se hoje como indispensáveis para o profissional garantir seu lugar ao sol.
A pergunta-se que se faz é: “Como adquirir todas essas competências de caráter técnico, pessoal, social e participativo?”. É claro que a vida se incumbe de ensinar a cada um, dentro de seus círculos sociais, muitas dessas competências, porém nosso objetivo aqui é repassar algumas técnicas, estimular o desenvolvimento das capacidades sócio-comunicativas dos futuros, uma vez que aprender a se comunicar e a viver em grupo também implica novas responsabilidades sociais.
Habilidades como saber se comunicar, negociar no grupo, apresentar as próprias idéias, discutir, ser curioso, saber ouvir, valorizar a opinião dos membros do grupo e perceber como a diversidade de visões sobre um mesmo problema enriquece uma discussão são atributos indispensáveis para o processo do trabalho em equipe.
É preciso saber que não há espaço para individualismos no trabalho
No trabalho em equipe, quando um perde, todos perdem; quando um ganha, todos ganham; quando todos cooperam, fica mais fácil realizar as atividades e os serviços ganham em produtividade e qualidade.
A rotina de uma cozinha profissional é um ambiente inspirador e real para o desenvolvimento de habilidades, especialmente pela sincronia, confiança e comunicação eficaz que compõe toda a elaboração do cardápio. A vivência revela a compreensão que ter flexibilidade para inovar e resolver problemas, é fundamental para o profissional nos dias atuais e futuros
Ética na cozinha profissional
Curiosamente hoje, numa era em que o avanço tecnológico e as profissões diretamente ligadas a ele são cada vez mais valorizados, a profissão de chef de cozinha desponta como um ramo bastante promissor. Na cozinha, a base para desenvolver um bom trabalho não está na tecnologia utilizada, mas na criatividade, conhecimento, motivação e, sobretudo, no trabalho em equipe.
Como toda profissão, a culinária traz consigo um comportamento e ética próprios. O chef de cozinha precisa ter disposição para aprender e estudar, além de preparar-se para lidar com um ambiente muitas vezes comandado pelo estresse. É principalmente nesse momento que a equipe deve trabalhar unida para alcançar um mesmo objetivo e, para tomar suas decisões, os chefs devem basear-se nos seguintes princípios:
- Respeito à vida; - Economia de alimentos (evitar o desperdício); - Economia de energia; - Uso de produtos regionais e sazonais; - Uso de comida saudável e saborosa; - Uso de detergentes biodegradáveis; - Coleta seletiva; etc.São esses conceitos que estabelecem a base ética da profissão, cujo fluxo ocorre de acordo com o diagrama abaixo:
Colaboração | |
Tolerância | |
Objetividade e Conhecimento | Disposição e Criatividade |
Intuição | |
Prática e Prontidão | Honestidade e Compreensão |
Resultado | |
Trabalho em equipe e Felicidade no que faz |
Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe
1. Seja paciente
2. Aceite as idéias dos outros
3. Não critique os colegas
4. Saiba dividir
5. Trabalhe
6. Seja participativo e solidário
7. Dialogue
8. Planeje
9. Evite cair no "pensamento de grupo"
10. Aproveite o trabalho em equipe
Referências:
Ilustração: Revista Veja 8/11/09
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